sexta-feira, 23 de abril de 2010

Visita à Feira do Livro da APACI

Hoje, às 9 horas, eu e a Natacha (mais a minha mãe) fomos à APACI, a convite da Joana Vilas Boas (pintora e professora de Educação Visual).
A intenção era falarmos um pouco sobre o nosso trabalho na banda desenhada e nos livros (ainda não publicados), e interagirmos com os utentes, promovendo o dinamismo.
Primeiro conhecemos os funcionários e a direcção, e todos foram muito simpáticos, depois mostraram-nos as instalações, que parecem muito boas, mesmo quando a associação tem cerca de 32 anos de existência.
Assim que a visita terminou, ou mesmo antes, tivemos oportunidade de conhecer os utentes, algumas dezenas de adultos e crianças com necessidades especiais, que se mostraram desde o início muito receptivos e acolhedores. Foi um mimo!

Prosseguimos então para uma breve apresentação de nós e dos nossos trabalhos, respondemos a questões que colocaram e depois fomos dar uma volta pelo público, mostrando-lhes os nossos trabalhos e tentando mostrar-lhes como era uma banda desenhada.
Em seguida apresentamos algumas imagens com o projector e fomos falando dos nossos desenhos, das histórias por trás deles e de algumas técnicas de pintura digital e/ou manual.
Terminada essa fase, passamos à mais dinâmica, que por ideia (excelente) da Joana, nos disponibilizaram papel de cenário que foi estendido por cima de duas meses, onde os utentes puderam desenhar.
Improvisamos algumas vinhetas simples, cada um com uma vinheta a seu cargo, e incentivamos a que dessem asas à imaginação, ajudando-os no processo.
Quase todos participaram e pareceram muito entusiasmados o que também se reflectiu em nós.
Acabamos por ficar mais tempo do que previsto, mas nem demos por ele a passar e no final despedimos-nos dos utentes um a um, com muito gosto e carinho.


Desde já agradeço à Joana Vilas Boas por se ter lembrado de mim e pelo convite, assim como à direcção da APACI, a todos os funcionários que são uma simpatia, e especialmente aos utentes que superaram todas as minhas expectativas e se mostraram carinhosos e afáveis. Foi uma experiência única e enriquecedora!

1 comentário:

apaci disse...

Ana obrigada pelo comentario e por tudo. A APACI e eu é que temos de vos agradecer pelo momento proporcionado aos utentes. uma beijoka grande e o nosso obrigado.

Parabens pelo teu trabalho

Related Posts with Thumbnails